quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Visão Brasileira #190 – Retrospectiva 2014

Pessoal, neste ano de 2014, tivemos um ano em que meu primeiro Visão Brasileira foi a edição de número #139, onde escrevi sobre Batista, logo ele que acabou vencendo a Royal Rumble Match e quase pôs a Wrestlemania a se perder, e neste último artigo deste ano, abordará o ano de 2014 na WWE. Tratarei sobre quem foram os campeões deste ano naWWE, e seus reinado curtos ou longos em 2013 e também falarei das boas novidades.
Começo pelo cinturão da Divasm onde AJ Lee, vinha exercendo seu reinado como Divas Champion, desde o PPV Payback, quando derrotou Kaitlyn e fez um reinado sólido desde este dia, e vinha com boas promos e derrotando a praticamente todas as divas do card da WWE e seria preciso uma novidade para acabar com seu reinado.
E a tão esperada novidade apareceu e tivemos Paige a fazer sua estreia na Raw Pós-Wrestlemania, no segmento em que AJ veio com o discurso que venceu todas as divas e que ela era a divisão, tivemos a estréia de uma nova diva, para desafiar AJ, neste caso aNXT Divas Champion daquela altura que era Paige. Paige veio parabenizar AJ pela vitória, mas esta não aceitou e ainda a desafiou para um combate, Paige disse que não estava pronta e recebeu um tapa de AJ que a desafiou novamente e ainda colocou seu título em jogo.
Quando parecia que AJ viria a vencer o combate, aplicando Black Widow, vimos a nova Diva do Plantel Principal da WWE reverter e aplicar o Paige-Turner e assim conquistar a vitória. Desta forma temos o fim do reinado de AJ de quase 300 dias e uma nova campeã, Paige.
Paige vs AJ – Raw Pós Wrestlemania
Paige continuava como Divas Champion e não havíamos tido a revanche para AJ Lee, mas na Raw de 30 de junho, durante um segmento com Paige, a vangloriar-se como campeã e quando achávamos que ela, não teria mais adversárias a sua altura na divisão de divas, tivemos o retorno de AJ Lee, elas confrontaram-se e tiveram um novo combate, e desta vez AJ venceu e assim recuperou o cinturão após suas férias.
AJ vs Paige – Raw 30 de junho
A Divas Champion AJ enfrentou Paige no PPV SummerSlam, tivemos um bom combate, não a nível de espetacular e vimos uma grande reversão de golpes, no final, com Paige a aplicar o Ram-Paige e assim reconquistar o cinturão de Divas.
AJ voltaria a ser a Divas Champion ao vencer a Triple Threat, no PPV Night of Champions. Tivemos um bom combate, e AJ a venceu após aplicar o Black Widow em Paige, fazendo-a desistir e o Divas Championship estava nesta altura trocando de mãos a cada PPV.
Nikki Bella se tornou a útlima Divas Champion ao derrotar AJ no Survivor Series, após um beijo inesperado, de Brie Bella em AJ, que acabou com o reinado de AJ, e agora a nova campeã é Nikki Bella que após este beijo, aplicou um Rack Attack seguido do pinfall, conquistou o cinturão.
O Divas Championship neste ano teve apenas três campeãs, sendo estas AJ, Paige e Nikki Bella, pelo jeito que acabou o ano, parece que Nikki terá como sua primeira desafiante em 2015, Natalya, o que para mim é uma grande notícia, pois apoio muito que esta tenha a oportunidade pelo cinturão. AJ para alguns já não tem muito o que oferecer na WWE e para Paige sinceramente eu espero que ela retorne a ter oportunidades na disputa do cinturão.
Os WWE Tag Team Champions que iniciaram 2014, foram Cody Rhodes e Goldust, que venceram os cinturões na Raw de 14 de outubro. Esta dupla surgiu após a serie de incidentes da Rhodes Family com a Autoridade, Rhodes já merecia o cinturão, desde sua parceria com Sandow, que foi terminada com o ataque de Sandow no Money In The Bank. Mas quem também merece grande destaque é Goldust, que retornou em grande forma.
O reinado de Goldust e Cody Rhodes, teria fim logo no primeiro PPV de 2014, quando no Kickoff, deste evento a New Age Outlaws conquistou os cinturões em um bom combate, que foi vencido por Billy Gunn, e assim a New Age Outlaws, chegou a conquista do cinturão de duplas na WWE pela 6ª vez na história.
The Usos
Na Raw de Chigaco, vimos The Usos conquistar os cinturões, se tornando os novos WWE Tag Team Champions, mas particularemente penso que isto podia ter ocorrido no PPV Elimination Chamber ou na Wrestlemania, mas pelo menos os Usos, tiveram um bom reinado.
O reinado doa Usos viria a terminar apenas no PPV Night of Champions, para Stardust e Goldust. Neste combate eu torci muito para que tivéssemos novos campeões, pois me agrada muito esta nova faceta de Cody Rhodes, que é meio maluca, mas gosto de ver ele ao lado de Goldust, que ainda encontra-se em bom nível. Tivemos um bom combate de abertura e ao final vimos Stardust após um roll up sobte Jey Uso, garantir a vitória.
Os novos campeões e que terminaram 2014, como os WWE Tag Team Champions são The Miz e Damien Mizdow, que venceram uma Fatal 4 Way pelo WWE Tag Team Championship, onde os campeões Goldust e Stardust vs Los Matadores vsThe Usos vs Damien Mizdow e The Miz. Tivemos um bom combate pois as quatro duplas possuem bom potencial, e nos proporcionaram bons momentos, e muito bom ver o apoio do público a Mizdow e as vaias a Miz. Ao final, Jey Uso aplica um splash em Goldust, Miz jogou Jey no canto do ringue, Mizdow fez o tag com Miz e fez o pin sobre Goldust para conquistarem os cinturões e serem os novos campeões.
O WWE Tag Team Championships, tiveram 4 duplas como campeãs neste ano, Cody/Stardust e Goldust, New Age Outlaws, The Usos e Miz e Mizdow, somente os veteranos da New Age Outlaws, foram um dupla de transição, as outras três, venceram e tiveram bons reinados, e espero que Miz e Mizdow, venham a ter desentendimentos quem sabe na Royal Rumble Match.
O United States Champion, que começou 2014, foi Dean Ambrose, que vinha com um reinado desde o PPV Extreme Rules, quando derrotou Kofi Kingston teve um reinado razoável, pois em diversos PPVs, seu cinturão não foi colocado em jogo, mais pelas questões da The Shield, e pela ausência de rivalidades por seu cinturão.
O reinado de Ambrose, viria a ter fim, após a rivalidade da Shield com a Evolution e Triple H decidiu que ele deveria defender o cinturão em uma 20-Man Battle Royal, onde o vencedor, acabou sendo Sheamus que assim viria a se tornar o novo campeão, ele viria a ter um razoável reinado, e que seria posto a fim sem que alguns de nós pudesse ter visto o combate.
20-Man Battle Royal, Raw 5 de maio
Pois quem vai para 2015, como United States Champion é Rusev, uma das boas novidades de 2014 e que continua invicto, ele venceu o cinturão, após a Raw em um combate que ocorreu apenas para a WWE Network, aliás estou curioso para saber quem será o homem a parar Rusev.
Rusev vs Sheamus, Raw 3 de novembro
O United States Championship, teve apenas 3 campões neste ano, Dean Ambrose, Sheamus e Rusev, o cinturão esteve em boas mãos durante todo o ano, mesmo não sendo tão valorizado pela WWE, onde por algumas vezes o campeão não o defendia em PPVs. Pelo momento atual deveremos ter Rusev a confrontar-se com Ryback e estou curioso para ver como será o andamento desta rivalidade.
O Intercontinental Champion que iniciou 2014, foi Big E que derrotou Curtis Axel na  Raw “Country” de 18 de Novembro. Big E, não tem muito carisma, e mesmo com alguns momentos ao lado dos superstars de topo, ele não chegou a ser apoiado pelo público.
O Intercontinental Champion Big E no PPV Extreme Rules, teve pela frente o vencedor do torneio ao contender do cinturão Bad News Barrett, tivemos um bom combate e Barrett chegou a sua quarta conquista deste cinturão, para Big E, foi o fim de um reinado, que não deixou saudades. Mas Barrett, infelizmente viria a se lesionar e deixar o cinturão vago.
Com a lesão de Barrett, tivemos definida uma Battle Royal no PPV Battleground para determinar o novo Intercontinental Champion. Tivemos bons momentos, ao final do combate tínhamos Bo Dallas, o United States Champions Sheamus e The Miz, que caiu várias vezes, mas sempre pela segunda corda e ficou fora do ringue somente a espera de vencer. Ziggler eliminou Bo Dallas e ele e Sheamus fizeram o final do combate e Ziggler para delírio do público eliminou Sheamus, porém Miz veio e aproveitou-se para vencer e tornar-se o novo Intercontinental Champion, como ele nem lutou muito, só disponibilizei o fim do combate.
No SummerSlam, o reinado de Miz, já teve seu fim, e tivemos como novo campeão, Dolph Ziggler. Tivemos um razoável combate e ao final após um Zig-Zag, vimos Ziggler vencer para grande delírio do público e deste cronista, pois tive a honra de conhece-lo pessoalmente e ver o quão simples é este superstar e sou grande fã dele.
Porém o reinado de Ziggler duraria apenas por um mês e no PPV Night of Champions e a sina do Intercontinental Championship não muda e tivemos um combate equilibrado e que acabou sendo decidido graças a interferência de Mizdow, que permitiu que The Miz após um roll up vencesse e se tornasse Intercontinental Champion pela 4ª Vez, fiquei muito triste por Ziggler e a troca de cinturão veio mais uma vez por roll up.
O reinado de Miz duraria apenas 24 horas e na Raw, na Rematch entre Miz e Ziggler, nós fossemos surpreendidos e Ziggler conseguiu recuperar o cinturão e The Miz, mais uma vez teve um reinado de apenas um dia como Intercontinental Champion. Neste combate, Ziggler venceu após reverter um roll up de Miz com um roll up e recuperar o cinturão.
Dolph Ziggler vs The Miz – Raw de 22 de setembro
Na última Raw, antes do PPV Survivor Series, Dolph Ziggler acabou tendo que colocar seu cinturão em jogo cobtra Luke Harper, que acabou sendo ajudado pela Autoridade, através de Seth Rollins e de Jamie Noble e Joey Mercuri, vencendo rapidamente.
Luke Harper vs Dolph Ziggler, Raw de 14 de novembro
No PPV TLC, Harper viria a defender seu cinturão contra Ziggler em uma Ladder Match, tivemos um combate de qualidade, eles nos proporcionaram um grande combate, e confesso que fui surpreendido pelo resultado do combate e ao final vimos Dolph Ziggler a capturar o cinturão. Com esta vitória de Ziggler, a rivalidade deverá continuar, até é interessante ela continuar, pois estes dois podem nos proporcionar grandes combates.
O Intercontinental Championship, teve 5 campeões neste ano, Big E, Bad News Barrett, The Miz, Luke Harper e Dolph Ziggler, foram muitas mudanças o que por vezes, acaba desvalorizando o cinturão mas que agora encontra-se em boas mãos e espero que Ziggler possa continuar com este reinado e nos proporcionar grandes rivalidades, a pena mesmo foi a lesão de Barrett, que poderia ter tido mais sorte em seu reinado.
O WWE World Heavyweight Championship, surgiu no PPV TLC, quando tivemos uma das grandes surpresas do ano passado, o combate pela unificação dos cinturões, onde tivemos o World Heavyweight Champion John Cena a enfrentar o WWE Champion Randy Orton. Em um combate limpo, algo que quase ninguém esperava, vimos Orton vencer e tornar-se o WWE World Heavyweight Champion.
O reinado de Orton, não era dos mais empolgantes e a vitória de Batista na Royal Rumble Match, nos apontava para um catastrófico Main Event da Wrestlemania, mas felizmente a WWE mudou suas decisões e vimos Daniel Bryan o grande nome apoiado pelo público ter a sua oportunidade de disputar o cinturão na Wrestlemania, nesta Triple Threat Match, tivemos o WWE World Heavyweight Champion Randy Orton a enfrentar Batista e Daniel Bryan, vencedor do combate contra Triple H.
Tivemos um bom combate com grandes momentos, Bryan esteve prestes a vencer quando estava a fazer o Yes Lock e Orton, mas Triple H acabou atacando o árbitro. Triple H chamou o árbitro Scott Armstrong. Após um Batista Bomb, Batista quase venceu e Bryan evitou a contagem de 3 e depois chutou o árbitro. Ao finak Bryan aplicou o Yes Lock em Batista e este desistiu, assim o grande momento esperado por todos chegou e Bryan é o novo WWE World Heavyweigth Champion. Mas infelizmente a felicidade não iria durar por muito tempo, pois Bryan acabou lesionando-se e acabou deixando o cinturão vago.
Com o cinturão vago, ficou decidido que teríamos uma Ladder Match pelo WWE World Heavyweight Championship, no combate, vimos Bray Wyatt estar muito próximo de vencer, mas este acabou sendo atacado por Alberto Del Rio, depois vimos todos os participantes do combate a terem seu momento de destaque, quando restavam apenas Reigns, Orton, Kane e Cena a ter seu momento, vimos Reigns atacar Orton e depois Kane a atacar Reigns, neste cenário tínhamos os dois superstars da Autoridade, mas Cena surgiu, atacou Orton e Kane subiu a escada e retirou os cinturões, tornando-se assim o novo WWE World Heavyweight Champion.
No SummerSlam, Cena viria a defender seu cinturão contra Brock Lesnar, esperava que o desafiante Brock Lesnar iria vencer o combate contra o WWE World Heavyweight Champion John Cena, pois pensava que ele retornava para vencer, mas confesso que fui surpreendido pela forma que ocorreu o combate, pois tivemos uma massacre, logo de inicio Lesnar já aplicou um F5 em Cena.
Não me lembro de ver um Main Event Squash, em que um superstar fosse tão dominante sobre o outro, ainda mais em que o massacrado tenha sido John Cena. Tivemos simplesmente 16 German Suplexes, Cena pouco fez no combate e surra que ele levou de Lesnar foi infinitamente maior do que a que o velho e cansado Undertaker sofreu na Wrestlemania. Após o segundo F5, Lesnar chegou a vitória que eu já esperava e se tornou o novo WWE World Heavyweight Champion.
Neste ano O WWE World Heavyweight Championship teve 4 campeões, Randy Orton, Daniel Bryan, John Cena e Brock Lesnar. Lesnar retornou das férias e enfrentará Cena no PPV Royal Rumble, tivemos por meses o principal cinturão da WWE longe dos shows, o que achei um erro por parte da WWE, pois se fosse para o cinturão ficar ausente, então que não tivesse sido retirado de Bryan, mas espero que em 2015, o cinturão se faça mais presente, para quem sabe o Mr. Money In The Bank, Seth Rollins possa realizar o cash-in.
Rollins aliás nos proporcionou grandes momentos neste ano, como o fim da Shield, quando após Triple H dizer que havia um Plano A, que não funcionou, mas que havia um Plano B, vimos a traição dele a Shield. Ele atacou Dean Ambrose e Roman Reigns com cadeiradas e uniu-se a Evolution, além é claro de vencer a Money In The Bank Ladder Match, mas pena que ele nem tem como fazer o cash-in no ausente Lesnar.
Claro que não posso deixar de falar do momento do ano em que fui extremamente surpreendido, em que tive a mesma reação de Paul Heyman ao seu final como na foto, o fim da streak de Undertaker, pensei que jamais iria presenciar o fim da Streak, que para mim era algo intocável, mas a WWE nos surpreendeu e trouxe este fato histórico para marcar a Wrestlemania XXX, eu sinceramente, não queria ter visto isso. Felizmente escrevi sobre a Streak no Visão Brasileira #150 e pude homenagear esta marca, antes dela ser quebrada.
Um dos grandes momentos do ano claro foi a estreia de Sting na WWE, que confrontou-se com Triple H e pôs fim a Autoridade, atacando The Game, para delírio do público e deste cronista. Sting aplica o Scorpion Death, coloca Dolph Ziggler sobre Seth Rollins e vai embora, o árbitro retorna ao ringue faz a contagem de três e o Team Cena vence o combate, que final de PPV Survivor Series com esta estreia.
Visão Brasileira #159   Quem ficará em pé?
Agora vamos ao espaço para interagirmos, aliás este surgiu também neste ano e acho que é de grande valia para todos trocarmos opiniões:
– O que vocês acharam do ano da WWE?
– Qual o momento mais marcante do ano?
– Qual a grande decepção deste ano?
– Qual foi o melhor reinado deste ano?
– Qual o melhor PPV deste ano?
– Qual o melhor combate do ano?
Assim encerro esta retrospectiva 2014 e vamos rumo a 2015, isso que nem me atrevi a falar da NXT, que a melhor novidade de 2014. Desejo a todos um Feliz Natal atrasado, e um grande Ano Novo a todos e até o próximo Visão Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário