quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Visão Brasileira #159 – Histórico: Last Man Standing Match

Pessoal estamos a duas semanas do próximo PPV da WWE, o Payback. Como na próxima semana teremos as opiniões sobre as prévias dos combates para o PPV deste ano, nesta semana resolvi abordar o histórico dos combates no formato Last Man Standing, combate que no PPV deste ano ocorrerá entre John Cena vs Bray Wyatt.
A Last Man Standing Match, consiste em uma luta a 1 contra 1, sem desqualificação, contagem, submissão ou pinfall. A luta acaba apenas quando um lutador, não se levanta após a contagem de 10 do árbitro, caso ambos, não se levantem, temos um empate declarado.
O primeiro combate que tivemos na história ocorreu em 14 de fevereiro de 1999, no PPV St. Valentine’s Day Massacre, entre The Rock e o WWE Champion Mankind, que tinham naquela altura uma grande rivalidade, Mankind havia recuperado o cinturão após o combate sem público no intervalo do Super Bowl XXXIII. Em um grande combate, tivemos ao final os dois a se atingirem com cadeiras, onde ambos não se levantaram e acabamos tendo declarado o empate naquela noite.
The Rock Vs Mankind – St. Valentine’s Day Massacre Parte 1 – Parte 2
O segundo combate com este formato, veio a ocorrer em 200o no PPV Fully Loaded,esta Last Man Standing Match, foi um combate brutal, e esta rivalidade teve Jericho inicialmente a prejudicar Triple e não permitir que ele se torna-se contender ao WWE Title e depois o atacou por diversas semanas fazendo este ser derrotado até mesmo por Brooklyn Brawler.
Sobre este combate  ao final, Triple H atingiu Jerico com sua marreta. Depois Jericho utilizou a marreta e atacou Triple H, até que Triple H quebrou a mesa dos comentaristas com Jericho. Ao final da contagem, Triple H se levantou em 9 e Jericho ficou caído e assim tivemos Triple H como vencedor
Jericho no mesmo ano voltaria a ter um novo combate com a estipulação Last Man Standing, desta vez contra Kane, no PPV Armageddon, rivalidade que começou após Jericho acidentalmente deixar cair café sobre Kane, em um episódio da Raw, em outubro, quando após isso Kane o atacou e o jogou sobre uma mesa. Daí em diante eles se atacaram e depois se enfrentaram em dois PPVs, onde Kane venceu os dois combates, no Survivor Series e no Rebellion.
Sobre o combate, Jericho acabou vencendo, após lançar uma pilha de barris sobre Kane, para deixá-lo caído e assim pode conquistar a vitória, detalhe para o árbitro do combate Teddy Long.
Chris Jericho Vs Kane – Armageddon 2000
O Terceiro combate, envolve a rivalidade entre Shane McMahon vs Big Show, Show estava prestes a deixar a WWE, para juntar-se a WCW, que havia sido comprada por Shane, Vince aproveitou a oportunidade e disse que ofereceria grandes oportunidades a Show, se ele destruísse Shane, assim foi marcada uma Last Man Standing Match.
Sobre o combate Shane tentou deixar Show desmaiado ao lhe colocar um pano ao nariz e quando estava para vencer, vimos Vince a vir atacar Shane com uma cadeira. Depois tivemos Test a vir ajudar Shane e atacar Show com uma cadeira e o levou para fora do ringue. Shane venceu ao final após um salto espetacular, que me lembro até hoje e assim conquistou a vitória, pois Test o levantou e o pendurou na grua da câmera de TV.
Shane voltaria a combater em uma Last Man Standing Match, desta vez em 2003, no PPV Unforgiven e seu adversário desta vez foi Kane. Esta rivalidade começou, após Kane aplicar um Tombstone em Linda McMahon, e na semana seguinte Shane fazer uma aparição surpresa e atacar Kane, nas semanas seguintes eles se atacaram por diversas vezes, o que culminou no combate para o Armageddon.
Sobre o combate, logo no começo, Shane McMahon atacou Kane , que estava fazendo sua entrada, com uma cadeira. Ao final do combate, Shane McMahon tentou realizar um Leap of Faith , de cima do TitanTron, mas acabou não acertando a Kane que levantou-se e venceu, pois Shane não conseguiu levantar-se.
O quinto combate Last Man Standing Match, ocorreu no inicio de 2004, e envolveu Triple H e Shawn Michaels. The Game naquela altura era o World Heavyweight Champion, Michaels ganhou a oportunidade após realizar o pin sobre Triple H, em uma Handicap Match, entre Shawn Michaels e Rob Van Dam vs Evolution, com Batista, Ric Flair, e Triple H, para um combate na Raw, que acabou empatado. Depois Stone Cold determinou que teríamos uma Last Man Standing Match entre eles no PPV Royal Rumble.
Sobre o combate Triple H parecia vencer após aplicar o Pedigree em Michaels, mas ele levantou-se na contagem de 9. Depois Michaels aproveitou e fez um Sweet Chin Music em Triple H, derrubando-o. No entanto, Michaels também caiu a pós a contagem de 10 foi determinado o empate e assim Triple H manteve o World Heavyweight Championship.
Shawn Michaels Vs Triple H – Royal Rumble 2004
Em 2005, JBL era o WWE Champion e estava em rivalidade com Big Show e Kurt Angle, a rivalidade desenvolveu-se e em 27 de janeiro no SmackDown, Theodore Long reservou uma Last Man Standing entre JBL e Angle. O combate terminou em no contest, portanto empatado. Ao fim do programa mostrou-se que quem teve a ideia foi Big Show.
Em 2005, no PPV Backlash voltaríamos a ter uma Last Man Standing Match, desta vez entre Chris Benoit vs Edge. Edge venceu a Money In The Bank na Wrestlemania, onde atacou Benoit ao final para vencer o combate. Edge optou por não utilizar sua oportunidade pelo título logo de início, o que fez com que Eric Bischoff, o General Manager da Raw naquela altura, marcasse um combate dele contra Benoit na Raw. Benoit venceu, e depois Edge o atacou com uma cadeira. Eles voltaram a se enfrentar e empataram um combate e Bischoff definiu uma Last Man Standing para o PPV.
No combate, Edge pegou sua pasta do Money In The Bank e atacou Benoit, que conseguiu se levantar na contagem de 9, depois Edge tirou um tijolo da pasta e atingiu Benoit, deixando-o incapaz de responder a contagem de dez, assim Edge conquistou a vitória.
Ainda em 2005, voltaríamos a ter mais um combate Last Man Standing Match, desta vez entre Triple H vs Ric Flair, a rivalidade começou após Triple H retornar de lesão e atacar Flair. Eles se enfrentaram no PPV Taboo Tuesday em uma Steel Cage Match quando Flair era o Intercontinental Champion, e Flair venceu, retendo o cinturão. Para o Survivor Series ficou definido que teríamos uma Last Man Standing Match.
Sobre o combate, Triple H atacou Flair quando este fazia sua entrada, durante o combate, Triple H,aplicou três Pedigrees em Flair e ele levantou-se a cada tentativa. Triple H ao final, atingiu Flair com sua marreta, e Flair conseguiu mais ficar em pé, e após a contagem de 10, Triple H ficou com a vitória.
Ric Flair Vs Triple H – Survior Series 2005
Em 2006 Undertaker e Great Khali vinham em uma rivalidade longa, desde abril, que se estendeu até este combate final em agosto, que seria uma Last Man Standing Match, neste combate, após atacar Khali, com vários ataques com uma cadeira, ao final Taker aplicou um chokeslam e venceu o combate, que ocorreu no Smackdown, esta seria a primeira derrota de Great Khali na WWE.
Em 2007 o WWE Champion era John Cena e ele encontrava-se em rivalidade com Umaga, No PPV New Years Revolution, Cena venceu Umaga, e acabou com a invencibilidade dele, retendo o WWE Championship e na Raw Pós-PPV Armando Estrada, manager de Umaga, pediu uma revanche, concedida por Cena. Estrada pode escolher o tipo de combate e decidiu por uma Last Man Standing. Após a assinatura do combate, Cena atacou Umaga e Estrada.
No combate pelo WWE Championship. Umaga dominou Cena e atacando as costelas enfaixadas de Cena. Ao final Cena conseguiu evitar um ataque e aplicou um FU, e depois sufocou Umaga usando as cordas do ringue. Umaga não conseguiu responder a contagem do árbitro de dez, e Cena manteve o cinturão.
Ainda em 2007, tivemos mais um Last Man Standing, desta vez no PPV Backlash, entre Undertaker vs Batista. Naquela altura Undertaker era o World Heavyweight Champion, e havia derrotado Batista na Wrestlemania, e a revanche de Batista ocorreu em um Last Man Standing Match.
No combate, ao final eles lutaram na rampa de entrada, onde Batista deu uma spear em The Undertaker o arremessando para fora da rampa, porém nenhum deles conseguiu se levantar ao final da contagem de 10 e assim tivemos um no contest, ficando assim empate e Undertaker, desta forma continuou como campeão.
Outro grande Last Man Standing que viríamos a ter em 2007, este inclusive é o combate que mais ocorreu neste tipo de modalidade foi entre Triple e Randy Orton, que ocorreu por 3 vezes, a primeira delas ocorreu no PPV No Mercy. Neste PPv Orton foi declarado WWE Champion, pois Cena havia deixado o cinturão vago por lesão. Depois no primeiro combate do PPV, Orton perdeu para Triple H que tornou-se o novo WWE Champion, nesta mesma noite, The Game defendeu o cinturão com sucesso contra Umaga e depois no Main Event, ele teve que enfrentar novamente Orton, desta vez em um Last Man Standing Match.
No combate em um grande combate ao final Triple H tentou executar um Pedigree sobre a mesa dos comentadores, mas Orton, reverteu e aplicou um belo RKO sobre a mesa . O árbitro começou a contagem de dez e Triple H não se levantou e Orton assim venceu o combate e recuperou o WWE Championship, que havia perdido no inicio da noite.
Ainda em 2007, desta vez em dezembro, no Smackdown, teríamos mais um Last Man Standing Match, desta vez entre o World Heavyweight Champion Batista vs Kane. Próximo ao final do combate, Batista parecia vencer ao arremassar Kane sobre a mesa dos comentaristas, porém Edge apareceu e atacou Batista com um spear, mas mesmo assim Batista venceu, após o combate Edge atacou Batista com uma cadeira.
Em 2008, voltaríamos a ter o combate entre Randy Orton vs Triple H em um Last Man Standing Match, desta vez no PPV One Night Stand. Neste período Triple H era o WWE Champion, e ele e Orton tinham uma grande rivalidade que se estendia a meses, desde o PPV Backlash, quando Triple H venceu o cinturão sobre Orton, em uma Fatal 4 Way. Triple H depois derrotou Orton no Judgment Day em uma Steel Cage Match e para o One Night Stand, Orton escolheu uma Last Man Standing.
No combate, Orton quase venceu após aplicar um DDT em Triple H na mesa dos comentaristas, mas Triple H levantou-se na contagem de 9. Ao final Orton acabou lesionando a clavícula e não levantou-se após a contagem de 10 e, como resultado, Triple H reteve o WWE Championship.
O segundo combate no ano de 2008, nesta modalidade, ocorreu na Raw, em Outubro nesta altura, Chris Jericho era o World Heavyweigth Champion, e teve como desafiante Shawn Michaels. Esta rivalidade estava em um patamar elevado, devido ao ataque de Chris Jericho sobre a esposa de Michaels, no PPV SummerSlam, quando este havia vindo ao ringue anunciar sua aposentadoria.
Sobre o combate Michaels esteve perto da vitória após voar sobre a mesa dos comentaristas para atingir Jericho, mas depois ele foi atrapalhado por JBL, que o tentou atacar sem sucesso, Jericho aproveitou-se e usou o cinturão para atingir Michaels, depois Michaels aplicou um Sweet Chin Music em Jericho, mas foi atingido por JBL com uma cadeira e assim Jericho conquistou a vitória.
O último Last Man Standing de 2008, foi escolhido pelo público, no PPV Cyber Sunday, onde com 49% esta estipulação foi escolhida para o combate entre Undertaker e Big Show, as outras estipulações eram um Knockout match, ou uma “I Quit” match.
No combate, Big Show atingiu Undertaker com um monitor de TV e até mesmo Chokeslam, sobre a mesa dos comentaristas. No final, Big Show atingiu Taker com uma cadeira, mas Undertaker levantou-se antes da contagem de dez. Depois Undertaker conseguiu aplicar o Hell’s Gate em Big Show, para vencer o combate.
The Big Show Vs The Undertaker – Cyber Sunday 2008
O primeiro combate Last Man Standing Match de 2009, ocorreu entre Big Show vs Triple H, aliás nesta noite no Smackdown, Triple H fez três combates, vencendo os dois primeiros a John Morrison e depois The Miz, mas neste último ela acabou derrotado por Big Show, ao sofrer um chokeslam na mesa dos comentaristas.
Em 2009, o segundo combate nesta modalidade viria a ter Big Show, mais uma vez, desta vez contra MVP, no Smackdown. MVP durante a entrada de Big Show, já o atacou com uma cadeira. Show dominou grande parte do combate e ao final quando estava prestes a vencer, e aplicar uma grande chokeslam em MVP, foi atacado por Triple H com a marreta, ficando caído e assim MVP venceu o combate erguendo-se antes da contagem de 10.
No PPV Backlash, tivemos o combate entre Edge e World Heavyweight Champion John Cena, neste formato. Esta rivalidade vinha desde o No Way Out, quando Edge eliminou Cena na Elimination Chamber Match, e venceu o combate pelo WWE Championship. Na Wrestlemania, Cena recuperou o cinturão ao derrotar Edge e Big Show em uma Triple Threat Match. A revanche seria estipulada por Vickie Guerrero em uma Last Man Standing.
Tivemos um grande combate, lutando em um combate equilibrado, com Cena parecendo estar prestes a vencer, quando jogou Edge sobre o público ao aplicar o Attitude Adjustment sobre a mesa dos comentaristas. Ao final tivemos a nterferência de The Big Show, que atacou Cena e aplicou um chokeslam fazendo-o cair dentro de um grande holofote que explodiu. Cena foi incapaz de levantar-se na contagem de dez, tendo assim Edge alcançado a vitória e tornando-se o novo World Heavyweight Champion.
Em junho, em uma Raw, teríamos a terceira vez desta estipulação, para o combate entre Triple H vs Randy Orton, uma Last Man Standing Match, pelo WWE Championship, onde nesta altura Randy Orton era o WWE Champion. Tiveram um grande combate, que chegou a ir em meio ao público, depois com Orton a aplicar em Triple H um RKO sobre a mesa dos comentaristas e depois foram para a rampa de entrada, onde ao final Orton tentou sem sucesso um RKO sobre uma escada com Triple H e ao final tivemos como resultado no contest, ou seja um empate e assim Orton continuou como WWE Champion.
Em 2010, tivemos apenas um combate neste formato e ele ocorreu no PPV Extreme Rules, onde Cena naquela altura era o WWE Champion, e ele teve como adversário Batista, que foi derrotado por Cena na Wrestlemania XXVI e queria sua revanche, no PPV Extreme Rules, com esta estipulação.
No combate Batista usou sua força e dominou parte do combate, mas ao final vimos Cena usar-se de uma grande artifício e prender Batista no canto do ringue com fita isolante, não permitindo que este se mexesse e após a contagem de 10, Cena venceu o combate e continuou como WWE Champion.
Batista Vs John Cena – Extreme Rules 2010 – Parte 1 – Parte 2
Em 2011, viríamos a ter a primeira vez deste tipo de combate no Smackdown em janeiro, quando o World Heavyweight Champion Edge, teve que enfrentar Kane. Foi uma luta intensa, eles chagaram a ir para as arquibancadas e para os bastidores, depois retornaram e Kane aplicou o chokeslam em Edge arremessando-o sobre a mesa dos comentaristas. Ao final Edge venceu após atacar Kane por diversas vezes com várias cadeiras.
No PPv Extreme Rules, tivemos o combate entre CM Punk vs Randy Orton, que naquela altura vinham em rivalidade desde antes da Wrestlemania, quando Punk liderava a New Nexus, e Punk queria vingança do ataque de Orton a ele do Unforgiven 2008. Depois ficou determinado que eles enfrentariam-se na Wrestlemania, e Orton derrotou um a um todos os membros da stable, Husky Harris, Michael McGillicutty, David Otunga e Mason Ryan. Orton venceu Punk na Wrestlemania.
Orton e Punk nos proporcionaram um bom combate, que foi a abertura do PPV e mais uma vez Punk, não pode contar com os membros da New Nexus e foi derrotado mais uma vez, ao final Orton aplicou um RKO do alto das cordas sobre Punk e saiu vencedor após a contagem de 10.
Randy Orton Vs CM Punk – Extreme Rules 2011 – Parte 1 – Parte 2
No PPV Vengeance, tivemos a Last Man Standing entre o WWE Champion Alberto Del Rio vs John Cena. No PPV Hell in a Cell, John Cena perdeu o cinturão para Alberto Del Rio depois de Cena ficar fora da jaula, enquanto Alberto Del Rio fez o pin em CM Punk. A estipulação do combate foi definida após John Laurinaitis definir que quem vencesse um combate de tag team, escolheria a estipulação. John Cena venceu um combate de tag team com Jim Ross para derrotar Alberto Del Rio e Michael Cole e escolheu uma Last Man Standing Match.
No combate, este esteve bem equilibrado, até o momento em que parecia que Cena ia ganhar, mas tivemos as interferências de The Miz e R Truth que atacaram Cena, que conseguiu se reerguer antes da contagem de dez. Quando Cena ficou de pé, Del Rio atacou Cena com o cinturão de campeão da WWE. Cena não se levantou mais e após a contagem de dez, Del Rio manteve o WWE Championship.
No ano de 2013, tivemos mais uma vez Alberto Del Rio, a combater em uma Last Man Standing Match, desta vez enfrentando o World Heavyweight Champion Big Show. Show dominou grande parte do combate quebrando mesas arremessando Del Rio, mas ao final vimos Del Rio virar a mesa dos comentaristas sobre Show para conquistar o World Heavyweight Championship, em uma grande celebração naquela altura.
O último combate que tivemos no formato Last Man Standing Match, foi entre o WWE Champion John Cena vs Ryback, no PPV Extreme Rules, após a Wrestlemania, na Raw, Cena acabou sendo atacado por Ryback, que fez o heel turn naquele momento. Depois ficou definido que ele seria o adversário de Cena para o PPV Extreme Rules.
Os dois realizaram um bom combate, que foi a até a rampa de entrada do ringue, quando ao final, vimos Ryback atravessar Cena contra a parede, ficando ambos caídos até a contagem de 10,chegando assim a um no contest. Assim John Cena manteve-se como WWE Champion em um combate sem vencedor.
Visão Brasileira #157   Risco da Gravidade
Antes de encerrar, as perguntas desta semana para interagirmos:
– Você gosta deste tipo de estipulação de combate Last Man Standing Match?
– Quais os teus combates favoritos, na WWE?
– Quem você acha o grande supertar neste tipo de combate?
– Sobre o combate deste ano entre John Cena vs Bray Wyatt quem é teu favorito, será que poderemos ter um empate?
Para encerrar semana completei na última segunda-feira 3 anos de Wrestling.PT, a frente do Visão Brasileira, fico muito honrado de escrever todas as semanas aos fãs de WWE, minhas opiniões sobre wrestling e sou como todos os leitores um grande fã, quero agradecer a todos pela grande participação em minha coluna e espero que possamos continuar com este grande espaço de interação. Peço desculpas pela extensão do artigo, mas espero que compreendam.
Abraços e até o próximo Visão Brasileira, que será com as previsões para o próximo PPV da WWE, o Payback, aqui no Wrestling.PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário