quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Visão Brasileira #154 – Evolution is back!

Pessoal após duas semanas ao Wrestlemania XXX, agora começamos a caminhada rumo ao PPV Extreme Rules. Para esta semana pensei em diversos temas, e decidi abordar sobre uma das grandes stables da história da WWE, que parece que vai ressurgir, como visto na última Raw, estou me referindo a Evolution, que dominou a WWE de 2003 a 2005 e que agora retorna com três de seus antigos membros, Triple H, Batista e Randy Orton, para ter uma grande rivalidade contra a principal stable do momento, The Shield.
Sobre a formação da Evolution original, esta correu em 2003, e foi formada por Triple H, Ric Flair, Randy Orton e Batista esta stable dominou a WWE, chegando inclusive a ter todos os seus elementos em determinado período, como campeões, sendo Triple H como World Heavyweight Champion, Ric e Flair e Batista como World Tag Team Champions e Randy Orton como Intercontinental Champion.
Os primeiros indícios ocorreram quando, Ric Flair uniu-se a Triple H, quando atacou Rob Van Dam, durante o combate de Triple H no PPV Unforgiven, ainda em 2002 com o World Heavyweight Championship em jogo. A aliança seguiu-se por meses e Flair sempre que podia ajudava Triple H.
Em uma Raw em 20 de janeiro de 2003, um dia após o PPV Royal Rumble, quando Scott Steiner derrotou Triple H por desqualificação. Triple H estava a celebrar com o título, juntamente com Flair, quando, Steiner veio confrontá-lo no ringue, durante o segmento, tivemos a entrada de Batista, e depois a marcação de um combate entre Batista e Steiner. Durante o combate Randy Orton invadiu e atacou Steiner, causando assim a desqualificação de Batista, e depois vimos todos os membros da stable a destruir Steiner.
Estes quatro Superstars adotaram oficialmente o nome da stable de Evolution, representando o passado (Ric Flair), o presente (Triple H) e o futuro (Batista e Randy Orton) da WWE. Porém pouco depois de sua formação, a Evolution sofreu um duro golpe pois tanto Orton quanto Batista acabaram afastando-se devido a lesões e a stable perdeu seu ímpeto.
Orton retornou em 26 de maio na Raw, entrando mascarado, e atacando Shawn Michaels e Kevin Nash, isto ocorreu durante uma handicap match em que Michaels e Ric Flair lutavam contra Triple H, após isso, Orton foi desmascarado e retornou ao grupo, assim como Flair, sendo este o primeiro sinal de que a Evolution estava começando a recuperar sua força.
No PPV Bad Blood, Ric Flair venceu Shawn Michaels, graças a ajuda de Randy Orton e em outro combate o World Heavyweight Champion Triple H, derrotou Kevin Nash em uma Hell in a Cell Match.
Triple H vs Kevin Nash – Bad Blood
Nas semanas seguintes, a Evolution foi a responsável, por vermos pela primeira vez, Kane sem sua máscara em um combate com o cinturão em jogo, Triple H derrotou Kane e depois eles tentaram desmascarar Kane, por ordem de Eric Bischoff, General Manager da Raw, naquela altura, mas no fim por sua própria vontade Kane desmascarou-se, inclusive atacando seu parceiro de dupla Rob Van Dam.
Para o PPV SummerSlam, o World Heavyweight Champion tinha um grande desafio pela frente e apenas um de seus companheiros de stable, Randy Orton estava presente ao combate para ajudá-lo, os outros superstars do combate eram Kevin Nash, Chris Jericho, Shawn Michaels e Goldberg. Em um grande combate, vimos ao final ficarem Triple H e Goldberg, e depois de Flair alcançar a  Sledgehammer para Triple H este atingiu Goldberg e alcançou a vitória retendo seu cinturão.
Elimination Chamber Match – World Heavyweight Championship
No PPV Unforgiven, os membros da Evolution tiveram dois combates, onde no primeiro, Randy Orton derrotou Shawn Michaels, e no main event, Triple H perdeu seu cinturão para Goldberg, em um combate em que a carreira do desafiante estava em jogo e que se Triple H perdesse por desqualificação ou cont-out, perderia seu cinturão, tivemos um grande combate e um novo campeão.
Nas semanas seguintes, vimos Triple H oferecer $100.000 para quem afastasse Goldberg dos ringues, em uma boa promo. Na semana seguinte, Batista retornaria, para atacar Goldberg durante o combate do campeão contra Shawn Michaels, na Raw em 20 de outubro e assim ele foi quem recebeu a recompensa da Evolution, de $100.000.
No PPV Survivor Series, Randy Orton participou do Team Bischoff, que foi formado por Chris Jericho, Christian, Randy Orton, Scott Steiner e Mark Henry que derrotou o Team Austin, formado por Shawn Michaels, Rob Van Dam, Booker T, Bubba Ray Dudley, e D-Von Dudley. Orton foi o único sobrevivente do combate e fez o pin em Michaels, graças a um Batista Bomb devido a interferência de Batista no combate.
Na mesma noite Triple enfrentou mais uma vez o World Heavyweight Champion Goldberg, em um bom combate, ao seu final, o campeão usou a sledgehammer de Triple H para atacar os outros membros da Evolution e depois derrotou Triple H para continuar como campeão.
No PPV Armageddon, a Evolution mostrou sua supremacia na WWE e teve uma noite épica. Primeiro Randy Orton derrotou Rob Van Dam e tornou-se Campeão Intercontinental, depois Batista enfrentou Shawn Michaels e foi derrota, mas depois ele voltou ao ringue com Ric Flair lutaram como dupla e derrotaram os Dudley Boyz, formados por Bubba Ray Dudley e D-Von Dudley e tornaram-se os novos World Tag Team Champions. No Main Event, Triple H recuperou o World Heavyweight Championship, ao derrotar o campeão Goldberg e Kane em uma Triple Threat, óbvio que Triple H foi ajudado pelos outros membros para conseguir a vitória e tornar-se novamente campeão.
Tag Team Turnoil – Armageddon 2003 – Parte 1 – Parte 2
Batista e Ric Flair, defenderam seus cinturões com sucesso no PPV Royal Rumble, contra os Duddley Boyz e Triple H teve um grande combate com Shawn Michaels, que acabou sem vencedor e assim reteve seu cinturão, neste momento os três membros da Evolution, Orton, Batista e Flair estavam mais resolvendo suas questões, do que propriamente ajudando Triple H.
Triple H vs Shawn Michaels – Royal Rumble 2004
Batista e Ric Flair acabaram sendo derrotados por Booker T e Rob Van Dam, em 16 de fevereiro, depois entraram em rivalidade com Mick Foley, tendo combate inclusive depois na Wrestlemania XX, onde a Evolution, com Ric Flair, Batista e Randy Orton, venceram The Rock ‘N Sock Connection, com The Rock e Mick Foley em uma handicap match. Na mesma noite Triple H teve seu reinado encerrado ao perder para Chris Benoit em uma Triple Threat, onde também tivemos Shawn Michaels.
Evolution vs The Rock ‘N Sock Connection – Wrestlemania XX
Ric Flair e Batista, recuperaram o World Tag Team Championship, quando derrotaram Booker T e Rob Van Dam, na Raw em 22 de março de 2004. Seu reinado acabou na Raw em 19 de abril, quando foram derrotados por Edge e Chris Benoit. Enquanto isso no Backlash, Flair efrentou Shelton Benjamin e foi derrotado.
Randy Orton teve como adversário no PPV Backlash Cactus Jack, uma das facetas de Mick Foley, em uma grande hardcore match, vencida por Orton que assim reteve seu Intercontinental Championship. Triple H voltou a ter a oportunidade pelo World Heavyweight Championship, novamente em uma Triple Threat, contra Shawn Michaels e o campeão Chris Benoit, e Benoit reteve com sucesso seu cinturão, fazendo Michaels desistir.
Randy Orton vs Cactus Jack – Backlash 2004
Chris Benoit vs Triple H vs Shawn Michaels – Backlash 2004
No PPV Bad Blood, o Intercontinental Champion Randy Orton, viria a enfrentar e defender com sucesso seu cinturão contra Shelton Benjamin, graças a interferência de Ric Flair e no Main Event, Triple H enfrentou e venceu Shawn Michaels em uma grande Hell in a Cell.
Randy Orton vs Shelton Benjamin – Bad Blood 2004
Triple H vs Shawn Michaels – Bad Blood 2004 – Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4
Antes do PPV Vengeance, a Evolution passou a ter um novo membro honorário, Eugene. Sobre o PPV único dos membros da Evolution a ter sucesso foi Batista, que derrotou Chris Jericho, os outros membros que tiveram combate no PPV foram Randy Orton, que acabou perdendo seu Intercontinental Championship, para Edge e Triple H que saiu derrotado mais uma vez pelo World Heavyweight Champion Chris Benoit, Eugene foi quem atingiu Triple H, lhe custando assim a vitória.
Randy Orton vs Edge – Vengeance 2004
No SummerSlam, dos membros da Evolution, Batista esteve em um Triple Threat Match, pelo Intercontinental Championship, onde o campeão Edge reteve com sucesso, o outro superstar do combate, foi Chris Jericho, que inclusive sofreu o pin. Depois tivemos a vingança de Triple H contra Eugene, e no main event, vimos Randy Orton a conquistar o World Heavyweight Championship, ao derrotar Chris Benoit e se tornar o mais jovem World Heavyweight Champion.
Randy Orton vs Chris Benoit – SummerSlam 2004
Na Raw, no dia seguinte, após Orton derrotar mais uma vez Chris Benoit, este acabou sendo traído pela Evolution em um momento histórico, pois todos sabemos que Triple H era o principal membro da stable e se julgava o único a ter oportunidade de ser o World Heavyweight Champion.
Traição da Evolution – Raw 16 de Agosto
Para o PPV Unforgiven Ric Flair e Batista voltaram a lutar como dupla e foram derrotados por Chris Benoit e William Regal. No Main Event, tivemos o World Heavyweight Champion Randy Orton a enfrentar Triple H, e após várias interferências, The Game reconquistou o cinturão para a Evolution.
Randy Orton vs Triple H – Unforgiven 2004 – Parte 1Parte 2
No PPV Taboo Tuesday, dos membros da Evolution, Batista não acabou sendo o escolhido para o combate contra Chris Jericho, pelo Intercontinental Championship. O World Heavyweight Champion Triple H acabou defendendo com sucesso seu cinturão contra Shawn Michaels e no Main Event, tivemos uma Steel Cage Match entre Randy Orton e Ric Flair, que foi vencida por Orton.
Para o PPV Survivor Series, tivemos a formação doTeam Orton, com Randy Orton, Chris Jericho, Maven e Chris Benoit vs Team Triple H, formado por Triple H, Batista, Snitsky e Edge. Batista foi eliminado no combate por Chris Jericho e ao final Randy Orton eliminou Triple H e conquistou a vitória para seu time e assim Orton teve o controle da Raw por um mês.
Team Triple H vs Team Orton – Survivor Series 2004
Em 29 de novembro na Raw, durante uma Triple Threat, entre Triple H, Chris Benoit e Edge, tivemos um resultado confuso, que resultou, em declarar o cinturão como vago, pois a principio Edge fez o pin em Benoit no mesmo momento em que sofria a submissão e desistia do combate. Em 6 dezembro de 2004, depois de uma derrota para Chris Jericho, Triple H atacou Batista, que decidiu deixar a stable. Porém mais tarde naquela noite, os dois afirmaram que haviam mentido.
Com o cinturão do World Heavyweight Championship vago, tivemos a definição de uma Elimination Chamber Match no PPV New Years Revolution, para o inicio de 2005. Batista serviu para proteger Triple H, e acabou sendo eliminado por Randy Orton e Triple H conquistou a vitória, graças a ajuda de Batista, assim reconquistando o cinturão para a Evolution.
Batista teve um combate contra Randy Orton, para ser o contender de Triple H, para o PPV Royal Rumble, porém Triple H o atrapalhou e o impediu de conquistar a vitoria, tentando lhe alcançar uma cadeira e assim ele seria desqualificado, temendo que houvesse mais uma saída de Evolution. Veio o PPV Royal Rumble e Triple H defendeu com sucesso seu cinturão contra Randy Orton e vimos Batista vencer a Royal Rumble Match.
Triple H vs Randy Orton – Royal Rumble 2005
Royal Rumble Match 2005
Depois de Batista vencer a Royal Rumble Match em 2005, Batista deveria definir seu adversário para a Wrestlemania 21, tudo indicava que ele enfrentaria o WWE Champion JBL, uma vez que Triple H era o World Heavyweight Champion. No final do combate do PPV No Way Out, Batista veio ajudar Big Show, o desafiante de JBL seu provável adversário, isto porque ele achava que JBL havia tentado o atropelar com sua limusine, mas quem na verdade o havia tentado atacar era justamente Triple H.
Em um momento histórico, durante a assinatura do contrato de seu adversário para a Wrestlemania, Batista atacou Flair e Triple H para delírio do público e abandonou de vez a Evolution, aqui praticamente tivemos o fim da stable pois daqui em diante apenas Triple H e Ric Flair fazia parte dela. Na Wrestlemania 21, Batista derrotou Triple H e se tornou o novo World Heavyweight Champion.
Batista vs Triple H – Wrestlemania 21
Batista e Triple H continuaram a rivalidade e o campeão reteve o cinturão no Backlash. Após Batista foi traído por Ric Flair, que ajudou Triple H a atacá-lo, assim The Game desafiou Batista para uma Hell in a Cell no PPV Vengeance. Batista venceu a luta e manteve o cinturão. Depois
Batista vs Triple H – Vengeance
Depois disso Triple H estava lesionado e ausentou-se por algum tempo e Ric Flair acabou tornando-se face, inclusive tornando-se Intercontinental Champion ao derrotar Carlito no PPV Unforgiven. Triple H retornou para um combate de duplas com Flair para derrotarem Carlito e Chris Masters. Após vencer essa luta, Triple H traiu Flair e o atacou brutalmente, selando o final da Evolution. Flair venceu Triple H no PPV Taboo Tuesday em uma Stell Cage Match e no PPV Survivor Series Triple H derrotou Flair em uma Last Man Standing e tivemos a rivalidade encerrada.
Triple H vs Ric Flair – Survivor Series 2005
Triple H, Ric Flair e Batista reuniram-se no 15º Aniversário da Raw e lutaram contra a Rated-RKO, formada por Edge e Randy Orton e Umaga em dezembro de 2007, Orton não se juntou a stable, pois disse que havia sido expulso e como nesta altura fazia dupla com Edge, ele acabou sendo o adversário deste combate.
Se olharmos foi uma stable que dominou a WWE, basta vermos que eles conquistaram o World Heavyweight Championship por 6 vezes, sendo Triple H 5 vezes campeão e Randy Orton uma, conquistaram o World Tag Team Championship por duas vezes, com Ric Flair e Batista, o Intercontinental Championship, uma vez com Randy Orton e uma Royal Rumble Match, com Batista.
Quando a música da Evolution tocou nesta segunda na Raw, me veio em mente todos estes grandes momentos desta stable que retratei neste artigo, e tomara que eles nos proporcionem um grande combate contra The Shield no PPV Extreme Rules. Sabemos que eles não se encontram no mesmo momento de 9 anos atrás, principalmente Batista, mas se eles nos proporcionarem 50% do que já fizeram juntos, teremos grandes momentos a nos esperar.
Para The Shield, será espetacular esta rivalidade, pois quero muito ver eles se comportando como faces, frente a uma grande stable. O grande problema para Shield será superar todo o poder da Autoridade, pois já tivemos uma prova na Raw no 11 contra 3 Handicap Match. Conforme os spoilers, Orton, Triple H e Batista lutarão juntos mais uma e a Autoridade deverá utilizar Kane para ser o adversário de Daniel Bryan no PPV.
Para encerrar, as perguntas desta semana para interagirmos:
– Vocês gostaram do retorno da Evolution? O que esperam dela?
– Quais os momentos mais marcantes, em todos os tempos, desta stable para vocês?
– Quem você acha o superstar mais completo da Evolution, antigamente e hoje em dia?
– Quem deverá ser o adversário de Daniel Bryan para o PPV Extreme Rules?
– Neste combate Evolution vs Shield no PPV Extreme Rules, qual equipe você acha que sai vencedora?
Abraços a todo e até o próximo Visão Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário