Pessoal esta semana escrevo minha oitava crônica, nesta semana estarei escrevendo sobre a temática do próximo PPV da WWE, o Money In The Bank, fazendo um breve histórico deste tipo de modalidade ao decorrer dos anos. Para começar a Money In the Bank Ladder Match é uma luta em de escadas, que começou com a presença de seis lutadores, mas que no ano de 2011, teremos oito lutadores, sendo uma luta da Raw e outra luta da SmackDown.
Nas primeiras edições os lutadores poderiam ser de qualquer brand, onde o objetivo principal é de pegar uma maleta suspensa a seis metros de altura sobre o ringue. A maleta contém um contrato que garante ao lutador portador desta mala, uma luta por um dos títulos mundiais da WWE, que inclui o WWE Championship e o World Heavyweight Championship. Este contrato é válido por um ano, e o possuidor desta maleta pode requisitar a luta pelo título em qualquer programa e fazer o cash-in do contrato, na data, local e horário de sua escolha. A maleta também pode ser defendida em lutas, do mesmo modo que os títulos comuns são. Até hoje todos os possuidores da maleta conseguiram defender e fazer o cash-in de seus contratos, com a exceção de Mr. Kennedy. As primeiras matchs inicialmente eram disputadas no Wrestlemania e somente em 2010 passou a ocorrer um PPV temático sobre este tipo de luta.
A Money in the Bank ladder foi introduzida em 2005, por Chris Jericho. Ele mostrou a ideia em uma edição do Raw para o General Manager Eric Bischoff, que gostou da ideia. Sua primeira edição ocorreu em 2005, no WrestleMania XXI, e foi exclusiva da Raw. Na luta no WrestleMania XXI, foram escolhidos, Chris Jericho, Christian, Chris Benoit, Edge, Shelton Benjamin, e Kane. Em uma luta espetacular, quem saiu como vencedor foi Edge, que carregou a maleta por nove meses, chegando a colocá-la em jogo contra Matt Hardy em uma ladder match no WWE Homecoming. Mas Edge usou seu contrato apenas em janeiro de 2006 no New Year’s Revolution, derrotando o WWE Champion John Cena em menos de dois minutos logo após Cena ter defendido seu título em uma Elimination Chamber match.
A partir desse evento, ocorreram cinco Money in the Bank Ladder Matches, sendo a última luta ocorrendo no WrestleMania XXVI, com todas as lutas subsequentes sendo de todas as brands. Em 2006, a ideia da The Money in the Bank foi idealizada por Carlito na Raw em fevereiro de 2006. Mr. McMahon aprovou a sugestão definiu que haveriam lutas qualificatórias para a luta do WrestleMania XXII. Foi anunciado que a luta seria interpromocional, e o General Manager do SmackDown, Theodore Long também marcou lutas qualificatórias. Nas lutas do Raw, Rob Van Dam venceu Trevor Murdoch, Shelton Benjamin venceu Chavo Guerrero, e Ric Flair venceu Carlito. No SmackDown, Finlay venceu Bobby Lashley, Matt Hardy venceu Road Warrior Animal, e Bobby Lashley venceu uma Battle Royal.
Na Wrestlemania XXII, Rob Van Dam venceu a luta. Em abril ele defendeu o contrato e venceu o WWE Intercontinental Championship em uma luta “contrato vs título” contra Shelton Benjamin no Backlash. Rob Van Dam anunciou em maio de 2006 que ele realizaria seu cash-in no One Night Stand contra Cena. A luta terminou com Cena perdendo após Edge, o #1 contender pelo título, interferiu por Van Dam e usou o Spear em Cena contra uma mesa. RVD realizou seu Five-Star frog splash e Paul Heyman contou o pinfall.
A terceira Money in the Bank ladder match aconteceu no WrestleMania XXIII, sendo a primeira a ter oito participantes, do Raw, SmackDown, e ECW. Lutas qualificatórias começaram em 19 de fevereiro, no Raw. Em uma edição da Raw, os dois antigos vencedores da Money in the Bank, Edge e Rob Van Dam se enfrentaram, com Edge vencendo e ganhando a primeira vaga. Na ECW, CM Punk derrotou Johnny Nitro para se qualificar. No SmackDown, King Booker derrotou Kane em uma Falls Count Anywhere match após interferência de The Great Khali, se tornando o terceiro qualificado. Na próxima edição do Raw Jeff Hardy derrotou Shelton Benjamin, se tornando o quarto qualificado. Na ECW da noite seguinte, Mr. Kennedy derrotou Sabu em uma Extreme Rules match para ganhar a quinta vaga. Duas lutas qualificatórias ocorreram no SmackDown, com Matt Hardy derrotando Joey Mercury e Finlay vencendo uma Triple Threat match contra Montel Vontavious Porter e Chris Benoit para se qualificar. O que seria a última luta qualificatória aconteceu no Raw entre Carlito e Ric Flair. A luta acabou sem vencedor após The Great Khali atacar ambos os lutadores. A luta foi remarcada para a semana seguinte no Raw, com Randy Orton comprando sua vaga na luta, que se tornou uma Elimination match. Orton derrotou Flair e Carlito após dois RKOs. Orton foi obrigado a enfrentar Bobby Lashley na ECW para manter sua vaga.
No Wrestlemania XXIII, quem saiu vencedor foi Mr. Kennedy, que durante as semanas seguintes, ele declarou que faria o cash-in no WrestleMania XXIV. Kennedy, no entanto, sofreu uma lesão, e no Raw de 7 de maio de 2007 e perdeu a maleta para Edge. No SmackDown da mesma semana, o World Heavyweight Champion The Undertaker e Batista empataram uma Steel Cage match, após Mark Henry atacar Undertaker. Edge aproveitou-se e fez o cash-in, derrotando Undertaker e se tornando World Heavyweight Champion.
A quarta luta no formato Money in the Bank ladder match aconteceu no WrestleMania XXIV e envolveu novamente oito homens, com lutadores do Raw, SmackDown, e ECW. Lutas qualificatórias começaram no Raw de 18 de fevereiro, com Jeff Hardy vencendo Snitsky e Mr. Kennedy derrotando Val Venis. Na SmackDown de 22 de fevereiro, Shelton Benjamin se qualificou ao derrotar Jimmy Wang Yang. No Raw, o General Manager William Regal colocou Chris Jericho em uma luta contra Jeff Hardy. Jericho derrotou Hardy e se qualificou. No Raw seguinte, no entanto, os dois se enfrentaram novamente, dessa vez pelo WWE Intercontinental Championship de Hardy. Jericho venceu a luta e ganhou o título, sendo revelado que Hardy estava suspenso por ter violado a política de bem-estar da WWE. Hardy foi retirado da WrestleMania, fazendo que neste ano a luta ocorresse com sete lutadores. Na Raw, Carlito derrotou Cody Rhodes para se qualificar. No evento da SmackDown/ECW em 9 de março, o United States Champion Montel Vontavious Porter derrotou Jamie Noble para se qualificar. Na ECW de 11 de março, CM Punk derrotou Big Daddy V para se qualificar. E finalmente, no SmackDown de 14 de março, John Morrison derrotou seu parceiro The Miz, sendo o último a se qualificar.
No WrestleMania XXIV, CM Punk venceu a ladder match. Punk fez o cash in na edição de 30 de junho do Raw. Um discurso de despedida de Jim Ross foi interrompido pelo World Heavyweight Champion Edge que o expulsou da arena e começou a insultar a plateia. Batista apareceu e atacou Edge por ter trapaceado na noite anterior, no Night of Champions. Punk imediatamente foi ao ringue e fez o cash-in, se tornando World Heavyweight Champion.
A quinta edição ocorreu no WrestleMania XXV, as lutas qualificatórias na Raw, foram CM Punk venceu The Miz e John Morrison em uma Triple Threat match. Em outra luta Kane venceu Rey Mysterio e Mike Knox em outra Triple Threat match. Na ECW , Mark Henry venceu Santino Marella. Em outra luta MVP venceu Matt Hardy e Shelton Benjamin venceu Jeff Hardy. Em outra luta na Raw, Kofi Kingston venceu Chris Jericho. Em outra luta Christian venceu em uma tri-brand battle royal. Na última vaga Finnlay venceu Brian Kendrick na SmackDown.
Definidos os particpantes, Shelton Benjamin, Christian, Finlay, Mark Henry, Kane, Kofi Kingston e Montel Vontavious Porter e CM Punk, que venceu o ladder match outra vez, tornando-se assim o primeiro lutador a ganhar duas vezes o Money in the Bank ladder match. CM Punk fez o cash-in no Extreme Rules após um ladder match entre Edge e Jeff Hardy pelo World Heavyweight Championship. Após Jeff Hardy vencer uma excelente luta e vencer o título, CM Punk apareceu, aproveitando o desgaste de Jeff Hardy, fez o cash-in e apesar de Jeff Hardy conseguir escapar após um Go to Sleep e ainda conseguir uma tentativa de pin contra CM Punk este último acabou por saír vitorioso após outro Go to Sleep.
Em 2010 pela primeira vez houveram três Money in the Bank ladder matches. A primeira luta foi na Wrestlemania XXVI, com dez lutadores, as lutas qualificatótias foram. Pela Smackdown Christian venceu Carlito, Dolph Ziggler venceu John Morrison e R-Truth em uma Triple Threat match, Kane venceu Drew McIntyre e Shelton Benjamin venceu CM Punk. Na Raw Jack Swagger venceu Santino Marela e Montel Vontavious Porter venceu Zack Ryder. Matt Hardy venceu Drew McIntyre na SmackDown. Evan Bourne venceu William Regal na Raw. Depois de várias intervenções de Mr. McMahon, Drew McIntyre venceu um competidor local. E a última vaga foi deinida em 23 de março na Raw, onde Kofi Kingston defeated Vladimir Kozlov.
Com os participantes definidos, Shelton Benjamin, Evan Bourne, Christian, Matt Hardy, Kane, Kofi Kingston, Drew McIntyre, Montel Vontavious Porter e Dolph Ziggler e Jack Swagger, este último saiu como vencedor. Swagger fez seu cash-in em Jericho, ele aproveitou uma conversa entre Edge e Chris Jericho que acabou com Edge aplicando um Spear em Jericho. Swagger aproveitou e cobrou seu contrato e vence o World Heavyweight Championship de Chris Jericho.
Em julho de 2010, uma segunda e terceira Money in the Bank ladder match aconteceram, no novo PPV chamado Money in the Bank do Raw e do SmackDown. Na luta da Raw pelo WWE Championship participaram Randy Orton, Chris Jericho, Evan Bourne, Ted DiBiase, John Morrison, Edge e Mark Henry e The Miz. O vencedor foi The Miz, que fez o cash-in no Raw de 22 de novembro de 2010 pelo WWE Championship. Derrotou Randy Orton para vencer o WWE Championship, que aproveitou a luta entre Wade Barrett e o ataque da Nexus, para atacar Randy Orton para fazer o cash-in e se tornar campeão.
Na luta da SmackDown pelo World Heavyweight Championship participaram Big Show, Matt Hardy, Christian, Kofi Kingston, Cody Rhodes, Drew McIntyre e Dolph Ziggler e Kane. O vencedor foi Kane que fez o cash-in contra Rey Mysterio no próprio Money in the Bank, depois do combate de Rey Mysterio contra Jack Swagger Kane atacou Jack Swagger e depois apareceu de novo, trouxe a mala e fez o cash-in e venceu Rey Mysterio ganhando o World Heavyweight Championship.
CM Punk, o assunto da semana, após sua excelente promo, foi o único que venceu as lutas no WrestleMania XXIV e XXV, tornando-se o único participante a ganhar a luta em dois anos seguidos. Este ano ele não poderá participar desta luta, pois estará envolvido na luta pelo WWE Championship contra John Cena.
Semana que vem escreverei sobre as possibilidades de vitória dos participantes das Money In The Bank da Raw e da SmackDown para o PPV que ocorrerá em menos de duas semanas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário